Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Parceria garante atendimento psiquiátrico e psicológico para policiais civis

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/05/2018 17h22 - Atualizado em 10/05/2018 17h22

Núcleo especializado em saúde mental conta com equipe formada por psiquiatras e psicólogos

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Polícia Civil inaugurou nesta quinta-feira (10) o Núcleo de Saúde Mental da instituição. Doze profissionais atenderão os policiais ativos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, em ambulatórios especializados de psicologia e psiquiatria que funcionarão a partir desta sexta-feira na Policlínica da PCERJ, no Estácio, Zona Central do Rio.

- Esse é um serviço fundamental para a Polícia Civil e fico satisfeito de estar inaugurando-o. Precisamos quebrar o paradigma de que o policial é um herói, e que ele não adoece. Nós somos seres humanos e sofremos as mesmas consequências que qualquer pessoa. Não podemos negligenciar que o policial lida com situações de alto estresse e depois volta para casa cuidar de sua família. Esse núcleo é para cuidar de quem cuida da gente - declarou o chefe de Polícia, delegado Rivaldo Barbosa.

O setor contará com quatro consultórios e 12 profissionais, entre psiquiatras e psicólogos, que atenderão os pacientes em ambulatórios especializados em estresse pós-traumático, tabagismo, alcoolismo, terapia de grupo e grupo de prevenção ao suicídio. O objetivo é dar suporte especializado aos policiais, que vivem uma rotina diária de estresse.

- A crise nos tornou mais unidos e trabalho em parceria tem mais chances de dar certo. Sem dúvida nossos profissionais vão conseguir oferecer o suporte necessário para ajudar os policiais que trabalham diariamente pela nossa segurança. A saúde é um bem comum, lutamos para oferecer um atendimento digno aos nossos pacientes e nada mais justo do que disponibilizar a mesma qualidade aos profissionais do estado, que fazem parte da população – disse o secretário de Estado de Saúde, Sergio Gama.

O serviço será coordenado pelo médico Carlos Eduardo Merelender, da SES. Ele acredita que a ajuda de profissionais fará diferença na vida dos policiais.

- Os policiais sofrem dos mesmos males que qualquer outro ser humano, tem estresse, ansiedade, as doenças mentais são democráticas. Teremos agora profissionais capacitados para ajudá-los a superar as dificuldades do dia a dia.