Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Policiais civis participam de treinamento e qualificação para operação de drones

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/05/2022 14h57 - Atualizado em 24/05/2022 17h14

Policiais civis participaram do 13º Adestramento de Qualificação Pessoal para Operação de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), também conhecido como drone. O treinamento aconteceu entre os dias 2 e 6 de maio deste ano e foi coordenado pela Seção de Inteligência Operacional (F-20) da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE).

O adestramento foi dividido em uma fase teórica de 16 horas, com instruções sobre legislação e aplicabilidade das ARPs, e aulas práticas de pilotagem, com cerca de 32 horas. A capacitação se baseou nas publicações do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Especial (RBAC-E), em Instruções do Comando da Aeronáutica (ICA), no Manual do Comando da Aeronáutica e em manuais técnicos de modelos específicos de drones.

A qualificação contribuiu para formação de novos "pilotos remotos", que estão aptos a operar aeronaves remotamente pilotadas em atividades operacionais e não-operacionais, em consonância à legislação vigente.