Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Decreto do governador cria software de cadastro e fiscalização de ferros-velhos

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/09/2021 16h52 - Atualizado em 09/09/2021 11h58

O estado do Rio de Janeiro terá agora um banco estadual de informações de ferros-velhos, para evitar a comercialização de material metálico furtado. Esta iniciativa é uma das previstas no decreto publicado pelo governador Cláudio Castro no Diário Oficial desta quarta-feira (08/09), que estabelece a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), como a responsável por fiscalizar os estabelecimentos, a fim de evitar o furto e a receptação de cabos e outros materiais metálicos no estado.

Também está a cargo da DRF a criação e gestão deste software. As informações armazenadas ficarão à disposição dos órgãos de segurança pública.

De acordo com o decreto, a comercialização de cabos, equipamentos metálicos e outros materiais só poderá ser efetuada por estabelecimentos cadastrados junto à DRF. Os ferros-velhos terão que manter cadastro atualizado com dados de quem fornece estes materiais, e serão obrigados a emitir notas fiscais das transações. O texto prevê ainda que os clientes dos estabelecimentos podem ser tanto pessoas jurídicas quanto físicas, permitindo que as relações comerciais ocorram normalmente, desde que a lei seja respeitada.

Quem descumprir as normas poderá pagar multa, ter a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS cancelada e suspensão da prerrogativa dos sócios para constituírem empresa com fins semelhantes. A DRF poderá ainda interditar o estabelecimento.

Este decreto fortalece ainda mais a Polícia Civil em seu trabalho contra o furto e a receptação. Com inteligência, investigação e ação, a instituição vem realizando diversas iniciativas, como as operações Caminho do Cobre. Na primeira, cinco grandes ferros-velhos foram interditados e oito pessoas foram presas. E nesta quarta-feira, data de publicação deste decreto, os agentes estão na rua para mais uma fase da operação.