Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube Player

Institucional

Titular da DEAM/Centro recebe Medalha Tiradentes

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/09/2017 18h09 - Atualizado em 08/09/2017 15h31
por Alexandre Miziara

A delegada Gabriela Von Beauvais da Silva, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Centro (DEAM/Centro) foi agraciada, na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com a Medalha Tiradentes, maior comenda do legislativo no estado do Rio de Janeiro, destinada a premiar todas as pessoas que de alguma forma prestaram relevantes serviços à sociedade fluminense.

“Ela vem se destacando pela sua experiência, com muita competência e empenho desde que entrou para a Polícia Civil em 2002, ainda como inspetora de polícia, e depois, em 2005, quando fez concurso e se tornou delegada de polícia”, comentou a deputada estadual Martha Rocha, autora da homenagem, antes de relacionar todas as delegacias distritais e especializadas pelas quais a homenageada trabalhou com dedicação ao longo desses anos.

O chefe de Polícia Carlos Leba parabenizou a deputada Martha Rocha pela iniciativa da homenagem e destacou a importância da luta incessante de todos os policiais no combate á violência contra a mulher.

“Não é fácil ter o currículo e nem a disponibilidade para o esforço de preparação individual, dedicar-se a cultuar o saber e o aprimoramento e depois tentar converter tudo isso à dedicação ao ser humano. Obrigado, doutora Gabriela, por representar a Polícia Civil tão bem nesse propósito!”, completou Carlos Leba.

Em seu discurso, a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, corregedora da Corregedoria Geral Unificada (CGU) lembrou da época em que conheceu a delegada Gabriela, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e fez questão de destacá-la como “ferraz defensora de todas as questões que afetam a sociedade brasileira, mas principalmente, na questão sobre a discriminação do gênero e todas as consequências que essa discriminação tem trazido para a sociedade e todas as desvantagens para nós, mulheres”, frisou a desembargadora.

A diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), delegada Márcia Noeli, uma das integrantes da mesa solene, destacou um trabalho que demostrou o comprometimento da delegada Gabriela e sua equipe em prol da sociedade.

“No dia do enfrentamento à violência contra a criança e ao adolescente, a delegada Gabriela e sua equipe, em conjunto com o policiais do RPMont, mapearam os locais de prostituição infantil na área da DEAM/Oeste e realizaram uma operação que resultou na prisão de vários homens envolvidos nesse tipo de crime”, disse a diretora das Deams, revelando ser este apenas um dos inúmeros trabalhos de excelência que a delegada Gabriela fez ao longo de sua carreira.

Em discurso emocionado, a titular da DEAM/Centro agradeceu a todos os presentes e disse não ter palavras para expressar o quanto estava agradecida por ter as pessoas mais importantes reunidas naquele momento.

“É uma honra ser lembrada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Expresso a minha gratidão a deputada Martha Rocha que me indicou para receber essa medalha e aos senhores deputados pela homenagem. Meu agradecimento também vai para toda a minha equipe. Sem o apoio dos policiais tão dedicados e comprometidos não teria conseguido chegar nessa posição”, frisou a delegada, ao pontuar alguns momentos que marcaram sua trajetória na Instituição, e concluiu recitando um soneto composto pelo seu esposo e dedicado especialmente àquele momento especial.

Cerca de 150 pessoas participaram da cerimônia, entre elas, autoridades dos poderes legislativo, judiciário e da Polícia Civil.